Home » Cultura » Arte Tumular » Cemitério da Consolação

Cemitério da Consolação

Cemitério da Consolação
Cemitério da Consolação | Foto: Reginaldo Henrique

Inaugurado em 15 de agosto de 1858, o Cemitério da Consolação é o mais antigo cemitério do país.

Localizada na Rua da Consolação o cemitério abriga personalidades como os ex-presidentes Campos Salles e Washington Luís, o escritor Monteiro Lobato e os modernistas, os escritores Mário de Andrade e Oswald de Andrade e a pintora Tarsila do Amaral, a Marquesa de Santos e o milagreiro Antoninho da Rocha Marmo, entre outras personalidades famosas.

Mas, o que mais chama a atenção são as obras de arte que enfeitam as necrópoles feitas por Victor Brecheret, Luigi Brizollara e Eugênio Prato, Francisco Leopoldo e Silva, Leopoldo e Silva, Celso Antônio de Menezesentre outros.

Podemos dizer sem medo, que o Cemitério da Consolação é um verdadeiro espaço de arte ao céu aberto, inclusive muitas obras de arte foram tombadas por órgãos de preservação do patrimônio histórico.

O mausoléu da família Matarazzo, impressiona, sendo o maior da América Latina, ocupando uma área de 150 metros quadrados, tendo uma altura equivalente a um prédio de 3 andares, que do subsolo ao pico possui 25 metros de altura. O mausoléu é decorado com um impressionante conjunto escultórico em bronze italiano, obra de Brizzolara. Muitos dizem que o custo do mausoléu teria sido praticamente o mesmo que o Hospital Umberto I, inaugurado em 1904.

Visite
Rua da Consolação nº 1660 – Consolação
Horário de Funcionamento: todos os dias, das 06 às 18 horas

Veja também

Réveillon na Paulista

Réveillon na Paulista 2018 terá Claudia Leitte e Latino como destaques

O Réveillon da Avenida Paulista 2017/2018, uma das mais tradicionais festas de Ano Novo do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *