Home » Cultura » Arte Tumular » Cemitério São Paulo

Cemitério São Paulo

Cemiterio Sao Paulo | O Último Adeus
Cemiterio Sao Paulo | O Último Adeus | Foto: Desconhecido

O Cemitério São Paulo, foi inaugurado em 1926, com o objetivo de ser uma extensão, de na época, já saturados Cemitérios da Consolação e do Araçá.

Visitando o cemitério podemos encontrar diversas personalidades enterradas como os políticos Auro de Moura Andrade e Prestes Maia; os escritores Menotti Del Picchia, Paulo Duarte; os artistas plásticos Victor Brecheret, Aldo Bonadei e Nicola Rollo; o cartunista Belmonte; o engenheiro e diretor da EMURB Greenhalg Parnaíba Paoliello; os empresários José Ermírio de Moraes, Nicolau Scarpa, Salim Farah Maluf e Fuad Lutfalla.

Maria Izilda de Castro Ribeiro, a “Menina Izildinha”, foi sepultada no Cemitério São Paulo, fato que marcou uma grande perigrinação ao seu túmulo. Em 1958, os seus restos mortais foram transferidos para Monte Alto, no interior paulista. O cemitério abriga também o Mausoléu dos Esportistas, onde estão enterrados Arthur Friedenreich e o goleiro Tuffy Neugen, entre outros.

O que também chama a atenção ao visitarmos o Cemitério São Paulo, são as inúmeras obras de arte, espalhadas pelas necrópoles. Victor Brecheret, sepultado no mesmo cemitério, é autor dos dois anjos de bronze em posição de reza, tendo ao centro uma cruz, no túmulo da família Scurracchio.

A obra Últimos Adeus, de Alfredo Oliani, chama a atenção, pois representa um homem no vigor da idade inclinando-se sobre a esposa morta, em um apaixonado beijo de despedida.

Visite:

Rua Cardeal Arcoverde nº 1217 – Pinheiros
Horário de Funcionamento: todos os dias, das 06 às 18 horas

Veja também

Réveillon na Paulista

Réveillon na Paulista 2018 terá Claudia Leitte e Latino como destaques

O Réveillon da Avenida Paulista 2017/2018, uma das mais tradicionais festas de Ano Novo do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *