Home » Cultura » São Paulo Histórica e Cultural » Prédio Light | Shopping Light

Prédio Light | Shopping Light

Prédio Light | Shopping Light
Prédio Light | Shopping Light | Foto: Reginaldo Henrique

O antigo Prédio da Light, localizado no Viaduto do Chá, em frente ao também imponente, Teatro Municipal, impressiona pelo seu belo conjunto arquitetônico, que propicia uma bela visão, para quem está nas imediações da Praça Ramos de Azevedo e do Vale do Anhangabaú.

A obra do edifício Alexandre Mackenzie, nome oficial do local, foi concluída em 1929.

Externamente, o estilo do prédio lembra muito o do Pacific Mutual Building, em Los Angeles, e a loja de departamentos Selfridge’s de Londres. O corpo do edifício é caracterizado por uma série de pilastras colossais em estilo coríntio.

No início dos anos 90, antes da privatização da Light, o prédio Alexandre Mackenzie foi vendido para um grupo de investidores que o transformaram em um shopping center, preservando integralmente as características originais do edifício. O Shopping Light foi inaugurado em 1999, após passar por uma cuidadosa reforma e restauração, que durou cinco anos. Restaurado, o prédio recuperou todo o brilho do passado, inclusive os toldos das janelas, característica dos prédios no início do século XX.

Atualmente, o shopping conta com três lojas-âncora, 160 lojas satélite, estacionamento com manobrista e 200 vagas, que ocupam um terreno de 4.518 m² e 36.518 m² de área construída. E  hoje, podemos apreciar este prédio que é um dos cartões postais da Cidade de São Paulo.

Veja também

Réveillon na Paulista

Réveillon na Paulista 2018 terá Claudia Leitte e Latino como destaques

O Réveillon da Avenida Paulista 2017/2018, uma das mais tradicionais festas de Ano Novo do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *