Home » Cultura » Turismo Religioso » Paróquia, Convento e Santuário de São Francisco

Paróquia, Convento e Santuário de São Francisco

Paróquia, Convento e Santuário de São Franciso
Paróquia, Convento e Santuário de São Franciso | Foto: Reginaldo Henrique

Em 1640, uma caravana de sete religiosos franciscanos, chega a Cidade de São Paulo, instalando-se numa casa em frente à Ermida de Santo Antônio, na atual Praça do Patriarca. Dois anos depois, no dia 24 de dezembro, os frades ganhavam um terreno, doado pela Câmara, de “oitenta braças de chão”, onde no dia 17 de setembro de 1647 foi inaugurado o Convento de São Francisco e de São Domingos, seu primeiro nome de batismo, durante as festas das Chagas de São Francisco.

Até meados do século XVII, o frontispício das igrejas da Província era construído em estilo jesuítico, com torre baixa. Desde então, adotou-se o barroco. Em 1884, a fachada da Igreja foi modificada e aberta a entrada central como hoje é utilizada. No seu interior, ela tem uma abóboda com alegorias da história franciscana, de autor desconhecido e possui um sino do século XVIII.

Um incêndio em 1870 destruiu a capela-mor, onde só foram salvas as paredes e a imagem de São Francisco, considerada a mais bela das que se encontram nos conventos antigos.

Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 25 de outubro de 1998, foi sem dúvida o morador mais ilustre do Convento São Francisco, ele morreu aos 83 anos, em 23 de dezembro de 1822 e a pedido do povo e das irmãs foi sepultado na Igreja do Recolhimento da Luz, que ele mesmo construíra. Seu túmulo é um local de muita fé.

O Convento Atual

A Igreja e o Convento antigo, onde hoje está a faculdade de Direito, formavam uma única edificação. Destacava-se o imponente claustro, com seus cinco arcos sobre pilastras. As fundações chegavam a 3 metros de profundidade e sua construção era em taipas, atingindo até 2 metros de espessura em certos pontos.

A estrutura atual do Convento São Francisco, na parte dos fundos da secular igreja, foi construída em 1941 pelo guardião Frei Damaso Venker.

Nesta parte fica a sede da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que abrange os estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina e Sul de Minas. Ela foi fundada em 15 de julho de 1675.

No dia 6 de junho de 1997, o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, declarou que o Convento de São Francisco passaria a ser também Santuário São Francisco, já que recebe fiéis de toda a Grande São Paulo. Por ser um Santuário, oferece atendimento espiritual ininterruptamente durante todo o dia.

Maiores Informações:

Convento e Santuário São Francisco
Largo São Francisco nº 133 – Centro
Tel.: +55 (11) 3291-2400

Veja também

Réveillon na Paulista

Réveillon na Paulista 2018 terá Claudia Leitte e Latino como destaques

O Réveillon da Avenida Paulista 2017/2018, uma das mais tradicionais festas de Ano Novo do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *