Avenida Paulista

Avenida Paulista
Avenida Paulista | Foto: Reginaldo Henrique

É impossível falar da cidade de São Paulo, sem citar a Avenida Paulista, uma das principais avenidas da cidade. Considerada como o principal centro financeiro do país, foi fundada em 08 de dezembro de 1891.

A Avenida Paulista, foi a primeira via pública a ser asfaltada na cidade de São Paulo, em 1909, sendo nela que muitas manifestações culturais, políticas e sociais são realizadas, como a Parada do Orgulho GLBT, que é o maior evento do município, atualmente.

Até a década de 50, a Avenida Paulista, tinha um perfil totalmente residencial. Mas nas décadas seguintes, com a venda de diversas residências e no local onde estavam, vieram a construção de pequenos prédios comerciais e escritórios, para mais tarde, surgirem prédios com mais 30 andares, mudando por completo a paisagem da avenida.

Hoje, a Avenida Paulista é um emaranhado de prédios, trânsito e poluição, mas mesmo assim, conseguimos encontrar na própria avenida, uma extensa àrea verde, que é o Parque Trianon, em frente ao MASP (Museu de Arte de São Paulo), onde aos domingos, é realizada a Feira de Antiguidades no local. Também, podemos encontrar bibliotecas, passear com tranquilidade aos finais de semanas à pé pelo calçadão da avenida e muito mais.

A Avenida Paulista conta com quase 200.000 habitantes em seus 2.700 km, onde podemos dizer que ela é uma cidade dentro da cidade de São Paulo. Inclusive, na própria avenida, no dia 31 de dezembro, é realizado anualmente o Réveillion na Paulista e a Corrida Internacional de São Silvestre, percorrendo diversas ruas da cidade, tendo a sua largada e chegada na própria avenida.

Veja também

Réveillon na Paulista

Réveillon na Paulista 2018 terá Claudia Leitte e Latino como destaques

O Réveillon da Avenida Paulista 2017/2018, uma das mais tradicionais festas de Ano Novo do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *