Pesquisa mostra São Paulo como principal destino brasileiro no Carnaval

Carnaval 2014 Vista Aérea Sambódromo
Desfile da Mocidade Alegre em 2014 no Anhembi, em SP | Foto: Marcos Lins/SPTuris

Uma pesquisa realizada pela agência online ViajaNet durante o Carnaval 2014 mostrou que a cidade de São Paulo foi o destino mais procurado pelos turistas nacionais que compraram passagens aéreas.

Entre as cidades mais visitadas, a capital paulista obteve 32,5% da preferência, quase o dobro da segunda colocada, o Rio de Janeiro, com 19%. Salvador, Recife e Brasília completam a lista das cinco mais bem cotadas.

O dado mostra que o feriado representa um ganho no turismo da metrópole. “Esse número nos surpreende, mas também mostra o tamanho do potencial do nosso Carnaval, não apenas no Sambódromo e nas ruas, mas também em passeios alternativos, afinal temos a maior oferta cultural da América do Sul”, diz o secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit.

As capitais brasileiras mais procuradas por turistas que vão viajar de avião no Carnaval 2014, segundo a ViajaNet.

São Paulo – 32,5%
Rio De Janeiro – 19%
Salvador – 10%
Recife – 8%
Brasília – 7%
Fortaleza – 6,5%
Curitiba – 6%
Porto Alegre – 6%
Florianópolis – 3,5%
Maceió – 2,5%

CARNAVAL DE RUA É VISTO COMO POSITIVO PELOS FOLIÕES

Bloco Bangala Fumenga
Bloco Bangala Fumenga | Foto: Alan Cruz/SPTuris

O Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) divulgou hoje um levantamento realizado entre 21 e 23 de fevereiro nas principais redes sociais utilizadas atualmente para descobrir o que os usuários falaram sobre o Carnaval de rua da capital paulista. Foram coletadas mensagens e fotos com as referências “carnaval”, “rua” e “São Paulo” postadas no Twitter, Facebook, Instagram, Foursquare e YouTube.

Dentre os resultados, a pesquisa apurou que a audiência direta foi de 3,4 milhões de pessoas no Twitter e Facebook, sendo que a grande maioria foram mensagens positivas e apenas 7% foram negativas.

As principais postagens foram fotos no Instagram de pessoas se divertindo nos blocos (45%), mensagens sobre blocos de Carnaval (33%) e a divulgação da programação do Carnaval de Rua de São Paulo (19%). Outros assuntos tiveram apenas 3%.

O pico das postagens foi no domingo, com 65%, seguido por sábado, com 23%, e sexta-feira, com 12%.

As redes sociais mais utilizadas foram Instagram (45%), Facebook (31%) e Twitter (20%). Outras redes representaram 4%.

Entre as principais palavras usadas pelos internautas – além das expressões esperadas, como “carnaval”, “bloco”, “rua” e “desfile” – destacaram-se também referências a nomes de blocos, como “pimenta”, “sargento”, e “baixo”, e a regiões, como “Vila Madalena” e “Augusta”.

PÚBLICO AVALIA CARNAVAL NO SAMBÓDROMO

O Observatório do Turismo também realizou um levantamento no Sambódromo do Anhembi. Foram 20 pesquisadores que aplicaram questionários ao público durante os dias de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial.

O destaque ficou por conta do aumento de 1,16% no número de turistas (total de 15% do público), do crescimento de 4,5% nos gastos destes visitantes (passando para R$ 762 no período) e também na elevação da permanência na cidade, que foi de 2,6 para 4,4 noites.

Outro dado que chamou a atenção foi a opinião do público em relação à organização do Carnaval. A maioria (50,5%) considera que o evento foi melhor ou muito melhor do que o do ano passado.

Já na pesquisa das redes sociais sobre o Carnaval no Sambódromo do Anhembi, feita entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março, a audiência direta de mensagens postadas no Twitter e Facebook sobre os desfiles das escolas de samba foi de 12 milhões, sendo o maior pico no sábado, com 6,2 milhões. O Facebook foi a rede mais utilizada, com 72%, atrás de Twitter (24%) e Instagram (2%).

Sobre o conteúdo das mensagens, apenas 3% foi negativo, sendo que a maioria postou mensagens de apoio a escolas de samba (67%), sobre o teor dos desfiles (16%) e sobre a programação do evento (8%).

De acordo com o presidente da SPTuris e secretário municipal para Assuntos de Turismo, Wilson Poit, o Carnaval deste ano foi um sucesso. “Tivemos desfiles grandiosos e muita dedicação, tanto das escolas e blocos, como da Prefeitura de São Paulo. Um dos destaques foi o crescimento do Carnaval de rua, no qual vamos investir muito nos próximos anos. Há pontos a melhorar, mas serão corrigidos para o ano que vem e vamos aperfeiçoar ano a ano. O mais importante é que o Carnaval está crescendo e ficando mais democrático e acessível para todos”, diz.

Segundo Poit, a SPTuris está estudando novidades para o próximo ano. “Nosso objetivo é ter um planejamento estratégico mais forte e bem antecipado, melhorando a organização do Carnaval e buscando mais parcerias, tanto para o Sambódromo, como para o Carnaval de rua”, completa.

DESFILE DAS CAMPEÃS

As cinco primeiras colocadas do Grupo Especial e as duas vencedoras do Acesso voltam ao Sambódromo do Anhembi na próxima sexta-feira, dia 7 de março, a partir das 22h, para o Desfile das Campeãs. Os ingressos, a partir de R$ 70, já estão à venda nas bilheterias do Anhembi.

Confira a ordem do Desfile das Campeãs:
2º lugar Grupo de Acesso – Mancha Verde
1º lugar Grupo de Acesso – Unidos de Vila Maria
5º lugar Grupo Especial – Dragões da Real
4º lugar Grupo Especial – Tucuruvi
3º lugar Grupo Especial – Águia de Ouro
2º lugar Grupo Especial – Rosas de Ouro
1º lugar Grupo Especial – Mocidade Alegre

Sobre reginaldohbsp

Veja também

Ensaio Técnico Império de Casa Verde

Carnaval 2017: Ensaios técnicos no Sambódromo do Anhembi das Escolas de Samba da Cidade de São Paulo

À partir de janeiro/2017, as escolas de samba da Cidade de São Paulo irão iniciar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *